Em nosso post de hoje iremos discutir mais uma vez sobre os tipos de graduação que podemos fazer de forma regularizada no Brasil, abordando tanto sobre o curso técnico quanto o tecnólogo.
Nesse contexto, há algumas dúvidas que precisam ser esclarecidas, uma vez que muitos não entendem que essas modalidades também são de nível superior, porém com características distintas. No entanto, a primeira coisa que você precisa saber é que o curso técnico não se restringe apenas ao ensino superior, uma vez que o Ensino Médio pode ser feito atrelado ao técnico.
Há alguns aspectos que diferenciam os cursos ofertados no ensino superior e no ensino médio, como é o caso da grade curricular, o nível do conteúdo apresentado, a instituição ofertante, as competências e habilidades a serem exploradas, dentre outras. Logo, se você quer saber mais sobre essas diferenças, fique atento, pois será sobre isso que falaremos aqui.
Atualmente, as graduações podem ser oferecidas a partir do modelo técnico. Contudo, a fim de que você possa fazer um ensino técnico de nível superior, terá que atender a algumas exigências, pois, afinal, trata-se de um curso de graduação.
Sendo assim, para fazer esse tipo de curso, terá que ter concluído o Ensino Médio. Diante desse cenário, torna-se necessário chamar a atenção para o título obtido ao término desse curso. Os alunos se tornam tecnólogos.
A partir do momento em que você ingressa em uma modalidade, receberá o título correspondente, como é o caso dos doutores. Para obterem esse título, passaram pela etapa do doutorado. O mesmo ocorre com aqueles que se tornam tecnólogos.
O TERMO TECNÓLOGO
Os profissionais que se formam nesse campo prático associado a uma área de profissão recebem o nome de tecnólogos. Nesse sentido, é correto afirmar que todos aqueles que passam por algum tipo de formação prática, atuam como tecnólogos ou técnicos.
Cada curso atribui aos seus profissionais certos títulos, como é o caso dos bacharéis em Direito (até que consigam a carteira da OAB são bacharéis em Ciências Jurídicas).
É a partir desse cenário que iremos discutir sobre os cursos técnicos e sobre os seus formandos, que são os tecnólogos.
A BUSCA DOS ALUNOS DE ENSINO MÉDIO PELOS CURSOS TÉCNICOS
No geral, aqueles que procuram por esse tipo de formação profissional já no Ensino Médio, têm entre 14 (quatorze) e 19 (dezenove) anos. Eles se apoiam nos cursos técnicos como uma forma de desenvolver competências específicas em um curto período de tempo.
Esses cursos têm como característica o oferecimento de uma formação rápida e técnica.
Os conhecimentos ali postos permitem que esses alunos possam ingressar em um campo de trabalho específico, como é o caso do curso técnico em Mecatrônica, Administração ou Gestão de Projetos.
Nesse sentido, ainda no Ensino Médio você pode optar por um curso que lhe ofereça habilidades técnicas em um certo campo. É essa formação que fará com que você consiga ingressar no mercado de trabalho mais rápido. É esse conhecimento técnico específico que abrirá um mar de possibilidades profissionais com as quais pode contar.
CURSO TÉCNICO NO ENSINO MÉDIO
Posto o contexto acima, tendo em vista que no ensino médio as matérias oferecidas são Português, História, Geografia, Matemática e outras, configurando-se em uma grade curricular generalista voltada a preparação de alunos para passarem em vestibulares, entende-se que essas matérias não são capazes de habilitar os alunos para que consigam atuar no mercado de trabalho de uma forma efetiva, o que faz com que tenham que procurar por uma formação específica.
Por exemplo, se uma pessoa deseja trabalhar em uma fábrica, precisará de outros tipos de habilidades para que consiga desempenhar sua função de uma forma efetiva. Logo, a fim de que esses alunos consigam lid