COMO MELHORAR OS RESULTADOS? ESTRATÉGIAS PRÁTICAS!

Embora sempre discutamos aqui sobre métodos de pesquisa, linguagem científica e outras questões de cunho científico, em nosso post de hoje, iremos abordar sobre outras questões cruciais que estão relacionadas ao meio acadêmico. Ou seja, iremos apresentar algumas estratégias práticas para desenvolvimento emocional.

Mas porque abordaremos sobre esse assunto? Bom, temos percebido que grande parte dos nossos acadêmicos, alunos e professores, têm enfrentado sérios problemas de ordem emocional.

Além do mais, reconhecemos que a aplicação de habilidades e competências emocionais é de vital importância ao desenvolvimento de um estudo de maneira assertiva, uma vez que a não atenção a esses fatores pode impactar diretamente na qualidade da produção científica. Pensando nisso, decidimos trazer, então, a abordagem desse assunto. Vamos conferir!

CONTEXTO ACADÊMICO

Cada vez mais temos notado que diversos alunos têm solicitado a prorrogação de prazos nos cursos de mestrado e doutorado por questões emocionais. E, ainda, muitos desses têm desistido dos cursos, frente às exigências impostas a eles.

De modo que, tanto no âmbito da graduação quanto no da pós-graduação, diversos alunos não têm sido capazes de absorver esse conhecimento ou produzir com ele. Diante desse cenário, ao longo deste post, iremos discutir sobre questões pessoais e emocionais, que afetam, além do nosso desempenho acadêmico, a nossa vida como um todo.

Logo, temos como objetivo apresentar ao longo dessa discussão algumas estratégias que podem fazer com que você tenha inteligência emocional, a fim de ter uma vida mais tranquila e, além disso, uma vida de sucesso.

DESENVOLVA CAPACIDADES EMOCIONAIS!

Algo que podemos afirmar e que está ligado ao desenvolvimento de estratégias de cunho emocional é que certas condições postas a nós pela vida nos obrigam a recorrer a certos mecanismos para que possamos nos emancipar.

Assim sendo, precisamos aproveitar essas oportunidades para desenvolvermos algumas capacidades emocionais. Dentre elas, podemos mencionar a resiliência, os cuidados com a saúde mental e o autocontrole.

Diversas dessas características são impulsionadas por alguns fatores. Dessa forma, o contexto no qual você vive pode ser um fator decisivo ao seu sucesso ou ao seu fracasso, a depender da sua reação quanto às limitações e oportunidades postas diante de você. Logo, é a partir desse contexto que gostaríamos de dar alguns exemplos para que pensemos em estratégias.

O QUE FAZER DIANTE DE CERTAS SITUAÇÕES DA VIDA?

É certo que todos nós precisamos aprender a lidar com altos e baixos em nossa vida. Mas como podemos fazer isso? Bom, o conhecimento é a única forma de aprender com essas situações e reverter uma situação.

O que fazer diante de certas situações da vida

Se você vive em um contexto que lhe insere uma série de limitações, o principal desafio será mudar essa lógica e, como sabemos, não é um exercício fácil.

No entanto, mesmo que a situação seja difícil e que as respostas não apareçam, apoie-se no conhecimento. Ele é a sua ferramenta mais poderosa, uma vez que a emancipação surge de uma forma natural quando temos acesso ao conhecimento.

Sendo assim, tenha em mente que o conhecimento é o que te dará maior autonomia de vida, a partir do qual você conseguirá desenvolver certas estratégias emocionais para lidar com as diversas situações na vida e conseguirá evoluir enquanto ser humano para um dia alcançar o seu sucesso.

O SUCESSO E A SUA LIGAÇÃO COM O DESENVOLVIMENTO PESSOAL

O sucesso pessoal de um indivíduo em qualquer contexto começa quando ele coloca em prática certas estratégias emocionais. Entretanto, o sucesso é uma questão bastante ampla, uma vez que perpassa por uma série de contextos e áreas da vida humana, sejam elas individuais ou coletivas.

Dessa forma, quando falamos de sucesso, devemos lembrar que ele também está ligado ao desenvolvimento pessoal, pois sem esse desenvolvimento não é possível que consigamos alcançar a nossa emancipação, enquanto seres humanos, e sucesso.

PORQUE DISCUTIR SOBRE O DESENVOLVIMENTO PESSOAL

Esta discussão é essencial porque temos percebido que há uma quantidade enorme de jovens que estão em situação de vulnerabilidade social, mas que têm buscado pela sua emancipação.

Alguns dos problemas enfrentados por esses jovens – como condições precárias de moradia, a ausência de meios de subsistência, entre outros – são comuns há eras, porém, ainda são frequentes, logo, não podem ser negligenciados.

O nosso principal desafio é o de nos aproximarmos desse público que tem no conhecimento a única alternativa para mudarem a lógica do seu próprio fluxo de vida. Para isso, acreditamos que a democratização do conhecimento é essencial.

PROBLEMAS PESSOAIS E O LIMITAÇÃO DA AÇÃO

Temos percebido que cada vez mais os alunos de graduação e pós-graduação têm enfrentado uma série de problemas que inibem a sua capacidade de reflexão e ação. Todavia, grande parte desses alunos que estão dentro desses cursos veem neles uma única possibilidade de mudança de vida, uma vez que essas condições são impostas a eles, por muito tempo, podem ter os impedido de agir e buscar pela emancipação.

É por esse motivo que a reflexão sobre os aspectos que estão por detrás de um sucesso de uma pessoa se torna crucial. Posto isso, iremos pensar nessas questões tendo como base o livro “Seu Sucesso”, o qual possui uma linguagem simples e acessível, uma vez que tem o objetivo de atingir todos aqueles que querem mudar o seu f