COMO É O CAMINHO DA METODOLOGIA CIENTÍFICA? POR QUE É IMPORTANTE ESTUDAR METODOLOGIA CIENTÍFICA?

Em nosso post de hoje iremos discutir sobre metodologia científica. Sendo assim, o nosso olhar será direcionado àqueles passos e processos que devemos seguir para que a nossa pesquisa tome os devidos cuidados. Logo, se você gosta do campo da metodologia e deseja se especializar nessa área, este post também é para você!

Nesse contexto, como sempre destacamos em nossos textos, a fim de que toda e qualquer pesquisa seja aprovada, esta precisa seguir métodos rigorosos, pois são eles que garantem que o texto seja científico, ou seja, baseado em fontes seguras.

Dessa forma, dentre as mais dúvidas associadas a esse campo, para a nossa discussão de hoje elegemos a seguinte questão norteadora: quais são os caminhos pelos quais a metodologia científica perpassa? Bom, será sobre isso que vamos tratar. Logo, a primeira coisa sobre a qual devemos conversar é sobre as possibilidades fomentadas por esse tipo de campo do saber.

O QUE CARACTERIZA O CAMPO DA METODOLOGIA CIENTÍFICA?

A metodologia científica visa compreender um dado cenário de pesquisa a partir de métodos que garantem que esse estudo se dará de forma sistematizada. Dessa forma, podemos definir esse campo como aquele que tem objetivo organizar todo o conhecimento produzido através do emprego de métodos.

O que caracteriza o campo da metodologia científica

Esses métodos ajudam o pesquisador tanto a coletar, tratar e analisar dados, como a lidar com questões éticas vitais.

Os métodos também ajudam o pesquisador a apresentar e descrever esses dados de uma forma mais assertiva.

De modo que, todas as áreas do conhecimento admitem os métodos científicos. Logo, a metodologia nada mais é do que uma forma de construir o conhecimento científico a partir de padrões de pesquisa rígidos. Pensemos um pouco na origem desse amplo e essencial universo.

A ORIGEM DO CAMPO DA METODOLOGIA

Os métodos de pesquisa começaram a ser pensados e colocados em prática próximo ao final do século XIX. Foi em virtude da expansão das universidades em todo o globo que mais pessoas passaram a ter acesso ao conhecimento científico.

Além disso, pela primeira vez, as universidades não estavam mais ligadas a um contexto confessional, de modo que começara a surgir uma série de universidades tradicionais em todo o mundo, que visavam a produção de ciência.

A origem do campo da metodologia

No entanto, com esse cenário, surgiu uma necessidade: a construção do conhecimento de forma regulamentada, isto é, sistematizada.

O objetivo era o de compreender e desenvolver conhecimento a partir de métodos disponíveis e aplicáveis às mais diversas áreas, dando, então, ênfase ao campo da metodologia.

A ATUAÇÃO MULTIDISCIPLINAR DA METODOLOGIA

Como é um campo que não foca em uma área, os especialistas em metodologia podem transitar entre os mais diversos contextos. A metodologia, portanto, introduz métodos de pesquisa que podem ser adaptados aos mais diversos espaços e contextos. Por exemplo, o artigo científico, hoje, é o veículo mais rápido para se comunicar o conhecimento.

CONTUDO, PARA QUE SEJA APROVADO, PRECISA SEGUIR UM MÉTODO!

Assim, é possível aplicar métodos semelhantes de coleta de dados, como estudos laboratoriais, pesquisas de campo e estudos de caso, em artigos científicos de diferentes áreas, o que demonstra a sua atuação multidisciplinar. Diante disso, podemos pensar um pouco nos profissionais que se especializam nesse campo que é tão negligenciado no Brasil.

A NEGLIGÊNCIA DA METODOLOGIA CIENTÍFICA NO BRASIL

Infelizmente, em nosso país, são poucos os profissionais que se especializam nesse campo. São poucos os que param para conhecer esse campo, na verdade. Além disso, é crucial que você saiba que não são todos os professores que gostam de pensar na sistematização.

Alguns sequer são a favor da construção do pensamento cientí