Em nosso post de hoje iremos discutir sobre metodologia científica. Sendo assim, o nosso olhar será direcionado àqueles passos e processos que devemos seguir para que a nossa pesquisa tome os devidos cuidados. Logo, se você gosta do campo da metodologia e deseja se especializar nessa área, este post também é para você!
Nesse contexto, como sempre destacamos em nossos textos, a fim de que toda e qualquer pesquisa seja aprovada, esta precisa seguir métodos rigorosos, pois são eles que garantem que o texto seja científico, ou seja, baseado em fontes seguras.
Dessa forma, dentre as mais dúvidas associadas a esse campo, para a nossa discussão de hoje elegemos a seguinte questão norteadora: quais são os caminhos pelos quais a metodologia científica perpassa? Bom, será sobre isso que vamos tratar. Logo, a primeira coisa sobre a qual devemos conversar é sobre as possibilidades fomentadas por esse tipo de campo do saber.
O QUE CARACTERIZA O CAMPO DA METODOLOGIA CIENTÍFICA?
A metodologia científica visa compreender um dado cenário de pesquisa a partir de métodos que garantem que esse estudo se dará de forma sistematizada. Dessa forma, podemos definir esse campo como aquele que tem objetivo organizar todo o conhecimento produzido através do emprego de métodos.
Esses métodos ajudam o pesquisador tanto a coletar, tratar e analisar dados, como a lidar com questões éticas vitais.
Os métodos também ajudam o pesquisador a apresentar e descrever esses dados de uma forma mais assertiva.
De modo que, todas as áreas do conhecimento admitem os métodos científicos. Logo, a metodologia nada mais é do que uma forma de construir o conhecimento científico a partir de padrões de pesquisa rígidos. Pensemos um pouco na origem desse amplo e essencial universo.
A ORIGEM DO CAMPO DA METODOLOGIA
Os métodos de pesquisa começaram a ser pensados e colocados em prática próximo ao final do século XIX. Foi em virtude da expansão das universidades em todo o globo que mais pessoas passaram a ter acesso ao conhecimento científico.
Além disso, pela primeira vez, as universidades não estavam mais ligadas a um contexto confessional, de modo que começara a surgir uma série de universidades tradicionais em todo o mundo, que visavam a produção de ciência.
No entanto, com esse cenário, surgiu uma necessidade: a construção do conhecimento de forma regulamentada, isto é, sistematizada.
O objetivo era o de compreender e desenvolver conhecimento a partir de métodos disponíveis e aplicáveis às mais diversas áreas, dando, então, ênfase ao campo da metodologia.
A ATUAÇÃO MULTIDISCIPLINAR DA METODOLOGIA
Como é um campo que não foca em uma área, os especialistas em metodologia podem transitar entre os mais diversos contextos. A metodologia, portanto, introduz métodos de pesquisa que podem ser adaptados aos mais diversos espaços e contextos. Por exemplo, o artigo científico, hoje, é o veículo mais rápido para se comunicar o conhecimento.
CONTUDO, PARA QUE SEJA APROVADO, PRECISA SEGUIR UM MÉTODO!
Assim, é possível aplicar métodos semelhantes de coleta de dados, como estudos laboratoriais, pesquisas de campo e estudos de caso,