A CONTABILIDADE COMO FERRAMENTA DE APOIO A GESTÃO NAS EMPRESAS DE E-COMMERCE

ARTIGO ORIGINAL

MENEZES, Vinícius dos Santos Gonzaga [1], MONTEIRO, Harrison Lucas [2], ROBERTO, José Carlos Alves [3], SERRA, Meg Rocha da Cunha [4], LOPES, Nelânia Ferreira [5]

MENEZES, Vinícius dos Santos Gonzaga. Et al. A contabilidade como ferramenta de apoio a gestão nas empresas de e-commerce. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano. 06, Ed. 11, Vol. 10, pp. 47-71. Novembro 2021. ISSN: 2448-0959, Link de acesso:  https://www.nucleodoconhecimento.com.br/contabilidade/ferramenta-de-apoio, DOI: 10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/contabilidade/ferramenta-de-apoio

RESUMO

A contabilidade é essencial para o sistema de gestão das empresas, pois ela emite informações detalhadas sobre o patrimônio de uma sociedade empresarial. Com base no contexto das inovações tecnológicas, percebeu-se que os dispositivos sofisticados gerados pelos avanços, modificaram os mecanismos das empresas de forma externa e interna, e isso implicou na necessidade de atualização contínua pelo contador na sua maneira de operar, contribuindo com a emissão de relatórios financeiros e contábeis aprimorados, ocasionando uma gestão preparada com o amparo da contabilidade gerencial para tomada de decisões sábias, seja em situações pacíficas e até mesmo em casos extremos. Para auxiliar a investigação do tema foi abordado o seguinte problema: de que forma a contabilidade como ferramenta auxilia um negócio digital com um grande volume de informações e a mensuração de resultados? A presente pesquisa tem o objetivo de apresentar a importância do auxílio do instrumento contábil para empresas de e-commerce, demonstrando a natureza societária de uma empresa, o sistema de tributação e todas as etapas que compõem o processo de criação, legalidade e sustentabilidade das empresas, objetivando guiar o público para uma gestão qualificada. A pesquisa teve como embasamento pesquisas bibliográficas em livros, artigos, revistas de caráter científico, a partir da natureza básica. Apresenta-se neste artigo uma fundamentação que contribui com informações geradas pelos relatórios financeiros e contábeis, e sobre o papel que a contabilidade pode agregar de maneira geral, pois ela canaliza dados instaurados pelas transações e atividades das empresas, demonstrando que uma entidade que não possui um controle contábil, fica vulnerável às transformações do mercado. Conclui-se que a contabilidade como ferramenta de gestão para empresas físicas e virtuais é essencial devido a sua capacidade analítica e da sua coleta de dados que expressam toda situação patrimonial das empresas durante um espaço de tempo, e isso pode ser acompanhado pelo contador, pois ele é o profissional qualificado para compreender e realizar funções que ajudam uma entidade em vários sentidos, direcionando a empresa para o melhor caminho a ser tomado.

Palavras-chave: Contabilidade Gerencial, E-Commerce, Natureza societária, Tributação.

1. INTRODUÇÃO

Este artigo tem como objetivo demonstrar, em face do estudo bibliográfico, a relevância da contabilidade como ferramenta para empresas de e-commerce, tendo em vista a utilização de livros, revistas, artigos, que dão embasamento teórico e enriquecem a investigação científica, norteando os leitores sobre o funcionamento das empresas em virtude de sistemas aprimorados para atividades internas e externas ocasionadas pelos avanços tecnológicos, apresentando os modelos da natureza societária, os tipos de tributação das empresas, e verificando as similaridades das obrigações fiscais e tributárias de empresas físicas e digitais.

O mercado digital expandiu-se trazendo à tona novas possibilidades para as empresas, com foco na produção de produtos especializados no gosto dos clientes. Para a atuação adequada de tais empresas, faz-se necessário a união de profissionais capacitados que mantenham as empresas numa estrutura de desenvolvimento próspero (KOTLER, 2017).

Mediante as informações apresentadas, o problema do artigo concebeu-se em razão da contemplação da crescente busca e exploração no mercado digital, visando negócios e lucratividade. O objetivo geral desta pesquisa dispõe-se em identificar a importância da administração de grande volume de informações e mensuração de resultados, tendo em consideração a valoração do nível de gestão qualificada de um negócio digital por meio da utilidade dos métodos e conhecimentos oriundos da contabilidade, analisando a dinâmica das relações estruturais da natureza gerencial de entidades virtuais, e a decorrência dos processos das sociedades de maneira legalizada e sustentável, tencionando alocar a ideia de gestão tecnológica adequada ao público de interesse.

Dessa maneira, o problema da investigação indica o propósito do estudo, exibindo o conteúdo a ser verificado com base nos dados obtidos através pesquisa sobre a contabilidade, a fim de servir como auxílio para empresas no ramo virtual, destacando o funcionamento das empresas em conformidade com as mudanças significativas geradas pelas inovações na tecnologia. O problema de pesquisa é uma forma de delinear o tema, trazendo aprofundamento e foco para uma argumentação relacionada ao tema, em forma de questão (MAZUCATO, 2018). Portanto, de que forma a contabilidade como ferramenta auxilia um negócio digital com um grande volume de informações e a mensuração de resultados?

Os pro